rosequartz-foto-2

2016 vai ser Rosa Quartzo

Pelo menos é isso o que afirma o Instituto Pantone, que todos os anos elege a cor para o ano que vai começar. A escolha é feita por meio de pesquisas em todo o planeta, que indicam as tendências mais relevantes desse segmento. Normalmente, as novas tecnologias e modos de produção indicam o caminho a seguir. Porém, na contra mão do que se poderia imaginar, este ano a Pantone entendeu que as pessoas estão se inspirando não mais em suas criações. A busca, hoje é por uma vida mais próxima à natureza, com relações mais leves, profundas e claras entre as pessoas. Assim, para 2016, a cor eleita foi o Rosa Quartzo, que com seu tom suave e seu brilho cristalino desperta entusiasmo e otimismo.

Inspirados pelo mundo das artes e pelo contraste entre o urbano e a beleza dos recursos naturais, os especialistas da Pantone tomaram a direção contrária à do mundo atual, desconectaram-se da tecnologia e romperam barreiras. Assim, chegaram a uma paleta unissex, que transcende as normas culturais de gênero, sem fazer distinção de cores para homens e para mulheres e oferece a sensação de relaxamento em frente à vida urbana e agitada das grandes cidades.

A cor de 2016 é versátil, seja no design, na decoração ou na moda, é possível ver o Rosa Quartzo nas passarelas de grandes nomes da moda, como também em móveis compondo uma variedade de ambientes da casa. São universos em influência, onde as tendências de um segmento são incorporadas pelo outro.

O Estilo Via fez um garimpo com peças que já estão no mercado e que vão passar a fazer parte da nossa vida diária.

1. Poltrona Biscoito Fino

O Rosa Quartzo é uma cor que se adequa bem a qualquer canto da casa. Para investir no mobiliário nessa tonalidade não é necessário que toda a decoração seja combinada no mesmo tom. Uma peça, um tapete ou pequenos objetos de decoração nessa cor ficam ainda mais interessantes na ornamentação, assim é possível brincar com as cores e contrastes presentes no ambiente ou criar um ponto de luz específico.

A Poltrona Biscoito Fino, do Studio B Design, é uma boa opção para investir na cor do ano sem ter que mudar toda a decoração da casa. Com design retrô, mas estética moderna e linhas simples, a poltrona dá toque original a livings e quartos. Sua estrutura é produzida em pinus e a base em madeira jequitibá torneada. O assento tem percintas elásticas e revestimento de toque macio, feito com tecido 59% algodão e o restante com fibras sintéticas.

2. Sofá Soriana

Uma peça icônica na decoração nunca é demais. Vencedora do prêmio Compasso D’oro, um dos mais importantes prêmios de design na Itália, o sofá Soriana, criado pelo casal Afra e Tobia Scarpa, possui estrutura única e pode ser encontrada em inúmeras cores e diferentes tipos de revestimento, inclusive, no Rosa Quartzo. Desenvolvido pela Cassina, empresa produtora de mobiliário e acessórios de design de interiores, em 1970, Soriana foi criado para atender os clientes-alvos da época, pessoas com um estilo de vida boêmio, o típico hippie-burguês. Olhando a peça pela primeira vez, conseguimos notar seus traços originais. Suas hastes de aço finas e cromadas envolvem o estofamento e são reveladas na base e na parte de trás do sofá.

3. Direto para as paredes

Para trazer a cor do ano para as paredes de casa é preciso ter em mente o estilo de decoração do ambiente. Apesar do Rosa Quartzo ser uma cor clássica e compor bem qualquer cômodo, o excesso pode prejudicar a harmonia do espaço. Você pode apostar em deixar a cor em apenas uma das paredes, em um espaço mais movimentado, como a sala, ou em um local mais discreto, como o banheiro ou quarto, para dar um visual mais delicado. Mas, nada impede de pintar todas as paredes em uma única cor.

Uma boa dica é apostar em objetos de decoração em cobre, esse tipo de tonalidade metálica realça o rosa das paredes e orna bem com o estilo minimalista, pois dá ao ambiente um ar de moderno e ousado, ao mesmo tempo que transmite um ar de romantismo.

4. Na cozinha

Pode cozinha rosa? Pode sim. Tudo dependerá do gosto dos moradores da casa. Você pode escolher uma peça chave para levar a cor. Uma boa pedida são os eletrodomésticos da SMEG, marca italiana, que tem como sua assinatura equipamentos de tecnologia moderna com design retrô, estilo anos 50. A marca possui uma linha de refrigeradores em tonalidades diferentes, entre elas, o Rosa Quartzo.

Para compor a cozinha com esse eletrodoméstico, opte por cores claras, como o nude ou o cinza claro para o fundo do recinto, esses tons proporcionam a ideia de limpeza, importante para este tipo de ambiente. No caso de revestimentos, procure pelos amadeirados, ele ao lado de tons rosados trazem o sentimento de acolhimento e conforto para o ambiente.

5. A cor de 2016 cabe no bolso – Iphone 6s Rose Gold

Em setembro de 2015, a Apple lançou o Iphone 6s, junto às novas tecnologias do aparelho, também uma nova cor, o Rose Gold, acabamento rosa metálico que foi desenvolvido para agradar tanto o público masculino, quanto o feminino. O aparelho agora possui nova estrutura, um alumínio – batizado de série 7000 – envolve os aparelhos, garantindo mais proteção e resistência.

6. Vaso Murano Alfredo Barbini

Presente nos ambientes mais sofisticados, os vasos de Murano são objetos desejados por quem preza pela elegância na decoração de interiores. Originários de uma região próxima de Veneza, na Itália, estas obras de arte são confeccionadas por meio de sopros e movimentos manuais no vidro, que resultam em vasos e objetos com formas e cores diferenciadas. O vaso Murano da foto foi criado por Alfredo Barbini, em 1950.

7. Tapete Ferrara Rocked

Além dos objetos e acessórios, uma das maneiras mais confiáveis de experimentar uma cor ousada ou diferente na decoração é através dos têxteis: almofadas, cortinas e tapetes. É possível encontrar vários modelos de tapetes com a coloração Rosa Quartzo, este da foto, por exemplo, foi criado pelo designer Jan Kath, um dos mais renomados designers no ramo de tapetes tecidos à mão. A peça foi produzida em lã tibetana e seda, materiais únicos combinados com o trabalho feito à mão, o que dá ao tapete características de um trabalho original. Perfeito para livings, quartos de vestir e quartos de adultos e crianças. Como se trata de uma peça especial, porque não coloca-la na parede, como uma obra de arte?

8. Relógio Cluse

O Rosa Quartzo também traz sua elegância para os acessórios de moda. Como na coleção Minuit, da relojoaria holandesa, Cluse. Com um design delicado, o relógio analógico da Cluse mostra a harmonia do encontro entre a elegância e a sutileza. Seu fundo branco combina com os detalhes dourados do acabamento e a pulseira rosa quartzo, criando um belo relógio minimalista. A pulseira pode ser trocada, permitindo que você personalize o seu relógio.

9. Rosa Quartzo nas passarelas

Na moda, as cores dão significados à personalidade das pessoas e ditam tendências. Exemplo disso, a coleção primavera-verão 2016 da marca Carolina Herrera, que apresentou uma linha inteira em Rosa Quartzo. O clima esportivo junto à paleta delicada apresenta uma nova geração. A silhueta da temporada contou com cortes e caimentos com diversas variações, às vezes, saias emparelhadas ao top e outras vezes em um comprimento mini. O rosa quartzo fica bem em qualquer tipo de pele. Use sem medo.

10. Cabelo

O estilo urbano faz com que as pessoas queiram ser únicas, diferentes. E qual a melhor maneira de mudar o visual, se não através de uma mudança nas madeixas? O Rosa Quartzo foi visto na cabeça de muitas moças influentes no mundo da moda, como a cantora Rita Ora, que em meados de 2014 resolveu usar os cabelos na cor rosa.

Para chegar neste resultado é necessário descolorir o cabelo e platiná-lo por inteiro, de forma gradativa e uniforme. Só depois pintá-lo com o tom Rosa Quartzo. Se você tiver luzes californianas e estiver com vontade de apostar nesse estilo, aproveite as mexas descoloridas e aplique um tonalizante rosa nelas, é um jeito simples e fácil de checar se a cor ficará do modo como você espera. Caso você tenha gostado da ideia e queira mudar o visual, selecionamos duas tintas que atingem essa tonalidade de rosa e são facilmente encontradas no Brasil: Directions – cor Pastel Pink e a Keraton Hard Colors – cor Panty Rose. Para fazer a pintura das madeixas procure por um profissional da sua confiança.

A Via Empreendimentos oferece imóveis com tecnologia avançada e segue as mais atuais tendências de mercado. Conheça os recentes lançamentos Via no Noroeste, Brasília, o Via Safira, Via Sublime e o Via Trianon.

Faça um comentário sobre esta notícia