DSC00016

As novidades que vem de Milão

Todos os anos, em meados de abril, milhares de designers, arquitetos, compradores de grandes lojas de todo o planeta e o público que adora novidades invade Milão, no norte da Itália, para conhecer o que vai ser tendência em design e arquitetura de interiores nos próximos anos. O Salão Internacional do Móvel de Milão, ou ISalone, traz de tudo muito. São sofás, mesas, cadeiras, luminárias, tapetes, cozinhas, eletrodomésticos, escritórios inovadores e inventivos, que usam sem qualquer reparo as mais recentes tecnologias e produtos para revolucionar e garantir o conforto de quem vai usar o equipamento e o móvel em casa ou no trabalho.

Este ano, o Salão aconteceu entre os dias 14 e 20 de abril, e chegou repleto de novidades. A arquiteta e blogueira Natalia Noleto esteve na mostra e conta ao Estilo Via o que viu em Milão. Só pra ter uma ideia, entre as tendências anotadas por Natália, os acabamentos daqui pra frente serão ou metalizados ou em madeira. Já a paleta de cores terá tons fortes, como azul marinho e marrom. E, para textura, muito veludo, couro e camurça.

Além da feira, ela conheceu os eventos paralelos que aconteceram por diversos pontos da cidade, como o Rio + Design, na Via Tortona, com obras de alguns designers cariocas, como Zanini de Zanine, Guto Indio da Costa e Denise Queiroz, e o Mercado de Arte e Design, que movimentou a cidade com a presença dos trabalhos do designer brasiliense Humberto da Mata e dos Irmãos Campana. A seguir, veja o relato completo da arquiteta Natália Noleto do blog Arquitetura e Interiores.

“Este ano, participei da Semana de Design a convite da Daniela Romani para participar do curso de fashion e design. No Salone del Mobile, tinha a presença de marcas mais consagradas, como Kartell, Vitra, Missone,Edra, Casamani, Armani Casa, Versase, Trussardi Home, Diesel Home, Moroso e outras.

Vi muito mobiliário, objeto em acabamento metalizado, além de paleta forte de cores, com muito acabamento em madeira escura, azul-marinho e marrom, misturado com metais. Textura para representar luxo, como o veludo, couro e camurça.

Da moda fashionista, muita estampa pied de poule trabalhado no mobiliário.

Continuando com a ideia de pequenos espaços, a indústria tem fabricado  móveis de múltipla função, e que vem conquistando muitos clientes em consequência dos espaços cada vez mais enxutos.

Vi algumas madeiras com resinas, de marcas como Versace, Fendi e Trusssardi, que lembram o tom marsala, a cor eleita da Pantone para 2015.

Muitos eventos aconteceram  fora dos pavilhões da feira, entre eles destaque para Louis Vuitton Objects Nomades, com 9 renomados designers, fazendo releitura para Louis Vuitton’s Art of Travel.

O Brasil também foi bem representado na Rio + Design, na agitada Via Tortona, com alguns designers cariocas como Zanini de Zanine, Guto Indio da Costa, Leo Eyer, Denise Queiroz e outros. A Brasil S/A, delegação brasileira, durante a Semana de Design de Milão, teve o apoio do Consulado Brasileiro. Também a Made (Mercado de Arte e Design) agitou a semana com a presença dos Irmãos Campana com seu Maracatu e Cocoon, e do designer brasiliense Humberto da Mata, e curadoria de Waldick Jatobá. Um bairro que achei bacana conhecer foi Ventura Lambrate, conhecido como Design District, um espaço para exposição de novos designers.”

Para quem quiser conhecer mais sobre o Salão Internacional de Móvel de Milão, acesse clicando aqui

Em maio, a Via lançou dois empreendimentos no Noroeste: O irretocável Via Sublime um dos maiores projetos da construtora que alcançaram o estado da arte em arquitetura, design, conforto e segurança, e o Via Trianon. Ambos carregam a qualidade a sofisticação da marca, construída aos longo de 35 anos de história. Saiba mais, acesse www.viaempreendimentos.com.br

Faça um comentário sobre esta notícia