Retrô-Ativa---blog-2ois-elementos

Brasília Vintage

O resgate das tendências do passado aparece na moda, na arquitetura, no design, na arte, na música e na decoração. Amantes das antiguidades em geral distinguem-se entre ocasionais compradores, que querem decorar residências e escritórios ou até presentear, a colecionadores que não perdem visitas a brechós, feiras e leilões, tanto na capital federal quanto em São Paulo, no Rio de Janeiro ou em outros países da América e da Europa. Antiguidades, elementos em estilo retrô e moda vintage estão entre as principais tendências mundiais. Comprar em brechó, por exemplo, deixou de ser uma opção barata para quem está com o orçamento apertado e se tornou destino alternativo de fashionistas que buscam peças exclusivas e vintage para vestir ou se inspirar. O mesmo vale dizer para o mercado de antiguidades, que está em franca expansão em Brasília, com público fiel e eclético em busca de peças com estilo e história.

Apesar de seus 50 e poucos anos, a capital federal tem bons endereços onde os aficionados por antiguidades e peças vintage podem encontrar itens de coleção e peças únicas. Confira!

Feira de Antiguidades no Gilberto Salomão

A Feira de Antiguidades acontece no último final de semana de cada mês e vai das 10 às 19h, no Centro Comercial Gilberto Salomão, no Lago Sul. Dezenas de expositores vendem de objetos de arte a móveis, pratarias e armações de óculos antigos. A compra raramente é feita em uma única visita. Os compradores mais experientes passam várias vezes pelos estandes, estudam as peças, conversam com o vendedor, perguntam sobre a origem e a história dos objetos. Só, então, negociam a compra. Vale a experiência!

Feira de Artes, Antiguidades e Colecionismo do CasaPark

Com expositores que oferecem produtos vintage e antiguidades mais variadas, a Feira de Artes, Antiguidades e Colecionismo do CasaPark, que acontece na Praça Central, CasaPark, reúne cerca de 25 expositores. Antiquários, galeristas e artesãos expõem suas obras de arte, móveis de época, joias, relógios antigos de marcas famosas, pratarias, cristais, porcelanas, cerâmica, cutelaria artesanal, filatelia e moedas antigas, gravuras, fotografias em 3D, aparelhagem de som retrô, xilogravuras, artigos de militaria e mini carros.

Peça Rara

O brechó Peça Rara é um dos maiores e mais antigos na cidade. Com três pisos, a loja traz peças de vestuário feminino, masculino e infantil, além de móveis e brinquedo. Devido à seleção criteriosa das peças, a rotatividade é intensa. Sabe aquele trench coat estilo anos 50 que você tanto queria? Pois é, ele pode estar no armário de uma (outra) cliente antes mesmo de você pensar se vale mesmo a pena levá-lo para casa.

Endereço: 307 Sul, Bloco C, Loja 3
Telefone: 3242-6707.

Retrô Ativa

Inaugurado há pouco mais de um ano, o Retrô Ativa vende principalmente roupas femininas, mas há também algumas masculinas. Como o próprio nome diz, você encontra peças vintage para o seu estilo, seja ele retrô, moderno ou clássico. No andar térreo, blusas, shorts, vestidos, calças, camisetas, camisas e saias. Já no andar de cima, estão os acessórios e objetos de decoração.

Endereço: 201 Norte, Bloco A, Loja 67
Telefone: 3273-0272

Varal

Comandado por duas irmãs autodenominadas “moderninhas”, o Varal é metade loja de acessórios novos metade brechó de roupas, bolsas e sapatos femininos. Entre as peças usadas, marcas nacionais e importadas.

Endereços: 213 Sul, 213 Norte e CLSW 103
Telefone: 3343-0511

Ferrugem Vintage

Fernanda Ferrugem é uma das mais renomadas estilistas de Brasília. O espaço comandado –por ela reúne as peças de sua mais recente coleção, mas também o brechó Ferrugem Vintage. Lá, os clientes encontram peças dos anos 50 aos 90, garimpadas pela própria estilista, além de itens de coleções passadas da marca. Vale a visita!

Endereço: QE 19, Conjunto J, Casa 11, Guará 2
Telefone: 3567-7442

Choose Vintage

A variedade de estilos nas araras é o principal diferencial desse brechó, que vende roupas masculinas e femininas. Entre as principais marcas à venda, Marc Jacobs, Abercrombie, Shop 126, Avanzzo, Bo.Bô, Diesel, Bobstore, Farm, Gap, Forever 21, Triton e Forum.

Endereço: CLSW 101, Bloco B, Loja 67, Subsolo, Sudoeste
Telefone: 3051-1044

Marti Discos

Idealizador das feiras de discos na capital federal desde 2012, Felipe Burato decidiu abrir uma loja física, com seu sócio Gabriel Perez, e unir sua paixão por vinis a eventos que democratizassem esse gosto. A Marti Discos, na 102 Norte, está localizada em frente a um gramado que recebe diversos eventos promovidos pela dupla. O acervo, composto por cerca de mil discos, foi garimpado em viagens pelo Brasil e em sites da internet. Na loja você encontra clássicos dos anos 60 e 70 e lançamentos de artistas atuais.

Endereço: 102 Norte, bloco D, loja 78
Telefone: 3081-0768

Modern Music

Há pouco mais de um ano no comando da loja do lendário Luiz Gonçalves, na 107 Norte, Alexandre Trovão mantém a Modern Music com um vasto acervo de discos – em média 1,8 mil LP’s. Com os mais diversos gêneros, os vinis têm preços diferentes dependendo da nacionalidade. Os japoneses são mais caros que os europeus, enquanto que os americanos saem mais em conta. A loja também trabalha com encomendas e pedidos especiais.

Endereço: 107 Norte, bloco A, loja 35
Telefone: 3349-6688

Dom Pedro – Arte, Objectos & Discos de Luxo

Você já pensou em procurar um vinil e, de quebra, apreciar obras de arte? Ou comprar um quadro para a sua sala? A Dom Pedro – Arte, Objectos & Discos de Luxo é especializada em LP’s e em obras de arte. Localizada na 412 Norte, a loja tem trabalhos de artistas renomados, como Pedro Ivo Verçosa, Lucas Gehre, Renato Rios e Arthur Cavalcanti, e vinis – do clássico ao atual – além de discos raríssimos, como Matita Perê, de Tom Jobim, de 1973, autografado e com dedicatória de Dori Caymmi. Um luxo!

Endereço: 412 Norte, bloco C, loja 20
Telefone: 8108-7071

À moda de Brasília

Na capital federal, onde arte e arquitetura fazem parte da vida cotidiana dos moradores, a VIA ergue empreendimentos únicos, pensados de forma a interagir com a arquitetura e o estilo da cidade. Os residenciais Via Cap Ferrat, na 312 Sul, e o Via Classique no Noroeste são exemplos desse forma de relação com Brasília, presente nas formas e no respeito ao plano original da cidade. Para conhecer mais lançamentos da Via, acesse.

Faça um comentário sobre esta notícia