Gabriel-Ribeiro

Casa ArteFoto – Circuito de Prática e Ideias vem aí

Com apoio da Via Empreendimentos, começa, de 10 a 13 de dezembro, no Cine Brasília, na 106/107 Sul, a 3ª edição do Casa ArteFoto – Circuito de Prática e Ideias. O evento traz a mais recente produção de artistas da cidade e do Centro-Oeste em pintura, gravura, desenho e fotografia fine art para comercialização. Como parte da programação, serão realizadas palestras, workshops de fotografia e de street art, lançamento de livro, leitura de portfólio, foto escambo, food trucks, djs e exibição de filmes de curta metragem. A programação começa na quinta-feira, 10, das 19h às 22h, com a inauguração do evento. Na sexta-feira, 11, a feira abre ao público das 14h às 22h. No sábado e domingo, 12 e 13 de dezembro, o funcionamento será das 10h às 22h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

Durante os quatro dias de evento, os brasilienses poderão conhecer e levar para casa as obras de 37 artistas da cidade e novas apostas que estão chegando ao mercado das artes nacional. Participam da 3ª edição do Casa ArteFoto os artistas visuais e fotógrafos Alda Silva, Alexandre Brandão, André Santangelo, André Vilaron, Bruno Duque, Clara Molina, Cláudia Salles, Diego Bresani, Edgard César, Gabriel Azevedo, Gisele Gomes, Helder Amorim, Hélio Rocha, Humberto Araújo, Isabella Carneiro, Isabela Lyrio, Johanna Van Vitatum, Kazuo Okubo, Lucas Las-Casas, Luciana Heringer, Maisa Sá, Marcelo Feijó, Marilu Cerqueira, Michelle Bastos, Neuri, Newton Scheufler, Patrick Grosner, Raquel Nava, Rinaldo Morelli, Rogério Flori, Ruy Alcides, Simone Simões, Sylvana Lobo, Toninho Euzébio, Vitor Sá, Vitor Schietti e Zuleika de Souza.

Com curadoria de Dani Estrella e Kazuo Okubo, o Casa ArteFoto é uma realização da galeria A Casa da Luz Vermelha e do Mercado ArteFoto. O evento tem como objetivo ampliar a oferta de informações sobre as artes visuais e contribuir para a imagem positiva de Brasília como um lugar de criação e ousadia. Paralelo à exposição e comercialização das obras, acontece uma programação voltada a atividades formativas, de troca de ideias e experiências com diversão para todos.

Leitura de portfólio

Com Rosely Nakagawa e Joaquim Paiva

Dois dos maiores especialistas em fotografia de arte do participarão de leituras de portfólio, na sexta e no sábado. Rosely Nakagawa, responsável por curadoria de algumas das mais importantes exposições de fotografias n Brasil, fará duas sessões de Leitura de Portfólio. A primeira na sexta, 11 de dezembro, das 16h às 19h, e no sábado, 12, das 10h às 13h. Também no sábado, o fotógrafo e colecionador Joaquim Paiva, fará sessões de Leitura de Portfólio: das 10h às 13h, e das 14h30 às 17h. Para participar da atividade, os interessados deverão enviar um e-mail com 10 fotos em baixa (500kb cada) para casaartefoto@gmail.com. Serão selecionados seis artistas que poderão levar para a leitura até três ensaios impressos no tamanho mínimo de 10x15cm. Cada leitura terá duração de 20 minutos e o participante deverá pagar uma taxa R$ 50,00 reais cada.

Palestras

Fotografia e mercado e Fotografia de arte

No sábado, 12, das 14h30 às 16h30, Rosely Nakagawa ministrará a palestra gratuita “Fotografia e mercado”. Entre os temas abordados, estão o novo patamar da fotografia, a fotografia de arte, uma nova atuação do profissional, a reflexão sobre a edição do trabalho e o levantamento de questões que ajudem a dar mais ferramentas aos fotógrafos para direcioná-los para novos projetos e horizontes.

Já no domingo, 13, das 14h30 às 16h30, o fotógrafo e colecionador Joaquim Paiva participará de um diálogo gratuito aberto ao público sobre fotografia de arte e lançará o livro Foto na Hora: Lembrança de Brasília, com 304 fotografias a cores e em preto e branco tiradas dentre as décadas de 1980 e 1990. O livro estará à venda no local.

Exibição de curtas

A culpa é da foto e Seios meus

No sábado, serão exibidos dois curta-metragens premiados. Às 13h, A Culpa é da Foto, de Eraldo Peres, vencedor do prêmio de melhor Curta da Mostra Brasília de Cinema Brasileiro, revela os bastidores de um protesto de fotojornalistas em frente ao Palácio do Planalto na época da ditadura militar registrado em uma foto histórica. Duração, 15 minutos. Em seguida será exibido o filme Seios Meus, de David Murad, vencedor de três prêmios nacionais no Festival Internacional de Filmes Curtíssimos (melhor curta de Brasília, júri popular e melhor curta nacional) e um prêmio internacional de melhor filme experimental no Los Angeles Independent Artist Film Festival, que conta a história de um personagem sob a visão de todos os seios que ele vê desde que nasce até a velhice, com duração de 3 minutos. Ao fim das sessões, o público será convidado a um debate com os presentes e os autores de cada curta.

Workshop II

Street Art – Stencil e Grafite, com Mudof

No sábado, 12 de dezembro, o Casa ArteFoto realiza os workshops de Street Art – Stencil e Grafite, com o artista visual Mudof. O stencil é uma das modalidades do grafite que tem entre seus maiores expoentes o britânico Banksy. O objetivo deste workshop é criar uma aproximação do público com as artes urbanas, conceituando o grafite com uso de stencil. O participantes aprenderão a produzir e pintar utilizando essa técnica. Serão três workshops, às 14h, às 16h e às 18h, com duração de 1h30 cada e número máximo de 15 participantes por grupo. A participação nesta oficina custa R$30,00 e é indicada para maiores de 10 anos. E ao final do workshop, cada participante poderá levar seus trabalhos para casa.

Foto Escambo

Com Hans George

No domingo, 13 de dezembro, das 14h às 20h, acontece a segunda edição do Foto Escambo em Brasília, um evento que busca a maior interação entre os fotógrafos e a circulação de trabalhos produzidos por profissionais renomados e iniciantes, além de fotógrafos amadores. Criado por Hans George, o evento tem por objetivo ampliar a cultura do colecionismo de fotografia e demonstrar o apreço pela imagem. Para participar, os interessados devem levar até três fotos impressas em papel fotográfico ou fine art no tamanho A4, cadastrar seus trabalhos que permanecerão anônimos, identificados apenas por códigos. No local haverá um varal à vista do público, onde os participantes do escambo deixarão suas fotografias e em contrapartida poderão pegar outra em troca. Aqueles que tiverem interesse em imprimir seus trabalhos durante o evento, poderão procurar o bureau de impressão ao lado da recepção. A participação é gratuita e livre para todos os públicos.

O público que comparecer à 3ª edição do Casa ArteFoto poderá também se deliciar com as comidinhas, sucos especiais e cervejas artesanais que estarão à venda no encontro de Food Trucks, que acontecerá no estacionamento do Cine Brasília. Tudo isso animado pelo coletivo de DJs Bailito Sound System.

O cenário das artes plásticas em Brasília vive um momento especial, com novos talentos e obras cheias de personalidade. Por isso, conheça a nova geração de artistas brasilienses que têm conquistado espaço nas galerias da cidade. E os homens que também não deixam por menos e carregam currículos extensos de prêmios e exposições. Veja os oito artistas da capital que você precisa conhecer. E para visitar as obras de todas essas jovens estrelas em Brasília, consulte o roteiro de galerias da cidade.

Faça um comentário sobre esta notícia