Dudu-Bar

De garfo e faca na Asa Sul

Um dos bairros mais charmosos de Brasília, a Asa Sul é um celeiro de bons restaurantes, muitos deles premiados. As opções são tão variadas quanto os pratos e petiscos que saem de suas cozinhas. Localizados nas entrequadras, cercados de jardins e árvores frondosas, algumas datam da fundação da cidade, e trazem para a capital federal os aromas do mundo. As opções são muitas e, se o morador ou visitante tiver tempo e disposição para visitar cada um deles, é possível passar um bom tempo sem repetir um endereço.

Para deixar você atualizado com os novos menus criados pelos chefes e quais casas mantêm no cardápio pratos que já são clássicos da cozinha contemporânea, o Estilo Via listou 12 dos restaurantes mais bacanas da cidade. Das carnes mais macias ao pastel de pato e o espetinho de camarão aos drinks divertidos e refrescantes, tudo o que você precisa saber sobre o mundo gastronômico na Asa Sul.

Dom Francisco

Ao chef Francisco Ansiliero, Brasília deve a renovação e a invenção da gastronomia de qualidade realizada na capital Federal. Seu primeiro restaurante, inaugurado em 1988, foi batizado simplesmente como Francisco marcou a história da cidade e trouxe para o centro do poder os fabulosos peixes do Amazonas e as carnes do sul, preparados e servidos com a perfeição das coisas simples. Um dos ícones de sua casa, a farofa de ovo, que acompanha as carnes grelhadas, são por si só um motivo para ir ao restaurante do chef localizado na 402 Sul. A costela de tambaqui grelhada na brasa e acompanhada de arroz com brócolis é um clássico. Não deixe de pedir a torta de castanhas do Brasil, servido com sorvete de baunilha. A carta de vinhos é considerada por especialistas do Brasil e do mundo como uma das mais variadas e completas, com vinhos de boa qualidade a bom preço e vinhos encontrados apenas em enotecas de alto padrão.

Endereço: CLS 402, Bloco B, Lojas 9 a 15
Telefones: (61) 3224 – 1634 / (61) 3321 – 0769
Horário de Funcionamento:
Diariamente das 12h à 15h30 e das 19h à 0h

Universal Dinner

Criado em 1997, o Universal Dinner é um dos restaurantes mais badalados de Brasília. Com três ambientes e uma decoração kitsch – objetos de valor estético distorcidos e exagerados, que são considerados inferiores à sua cópia – a chef Mara Alcamim é conhecida por seus pratos de cozinha contemporânea. Não é atoa que Mara é a melhor chef do ano em 2007, 2008, 2009 e 2011 pela Veja Brasília. Da cozinha da chef saem pratos que se tornaram clássicos e ressoaram Brasil afora, como o Steak Universal: Filé alto, perfeitamente ao ponto servido com manteiga de ervas caseira e o molho da própria carne e vinho tinto, acompanhado de risoto pomodoro. Também faz parte do repertório da casa o Sexy Shrimp: Camarões ao molho de queijo brie, champanhe e caviar, guarnecido por risoto de morango e sálvia. Não deixe de pedir os drinks da casa. O Brain, a base de Baileys. Deve ser bebido em um só gole. Já o ousado Orgasm com creme de leite, leite condensado, rum, creme de cacau e leite de coco, é para se deliciar aos poucos. Para os mais tradicionalistas, a carta de vinhos tem opções para todos os gostos.

Endereço: 210 Sul, bloco C – lojas 12/18 – Brasília
Telefone: (61) 3443-2089
Horário de funcionamento:
Todos os dias, das 12h às 15h e das 19h à 0h

EL Paso Texas

Pra quem gosta de fortes emoções e refeições em um ambiente cercado de muita alegria, com cara de festa, a pedida é o El Paso Texas, do chef David Lechtig. Ainda que a pimenta dos tradicionais chillis, enchilladas, burritos, tacos e guacamoles tenha sido amenizada e adaptada ao gosto do brasiliense, é possível atiçar o paladar pedindo ao garçom “aquela pimenta especial” do chef.  O restaurante tem um menu com mais de 50 itens. Se você quer provar de tudo um pouco, o local tem bufê que permite conhecer boa parte da cozinha tex-mex. O drink da casa é a Marguarita (pede-se assim no feminino). Este clássico da coquetelaria mundial leva suco de limão, tequila e triple sec – um licor feito de laranjas amargas e ervas. O copo tem que vir com a borda salpicada de sal.

Endereço:  404 Sul, Bloco C, loja 145/146
Telefone: (61) 3323-4618
Horário de funcionamento:
Terça a quinta, das 12h às 15h e das 18h à 0h
Sexta e sábado, das 12h às 16h e das 18h à 0h30
Domingo, das 12h às 16h e das 18h30 às 23h30

Dudu Camargo Bar Restaurante

O autodidata Dudu Camargo trabalha na cozinha desde os 13 anos. Hoje, aos 41 anos, comanda oito casas em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. No Dudu Camargo Bar Restaurante, o chef  fez do cardápio sua assinatura. Sempre pesquisando sabores e ingredientes, criou uma cozinha autoral de fusão, onde oriente e ocidente convivem em perfeita harmonia. Tanto na área de bar, uma varanda arejada e confortável, como no restaurante, mais sóbrio, o menu da casa encanta e surpreende. Destaque para os pasteis com recheio de pato desfiado. O camarão empanado no coco ao molho de gengibre e tamarindo já é um clássico da casa. Não dá pra deixar de provar os cogumelos refogados com cebola, alho, ervas frescas, vinho branco e tomates cereja acompanhados de cesta de pães. Do bar, saem deliciosas caipirinhas de frutas tropicais. Steven Tyler, vocalista da banda Aerosmith passou por lá e se divertiu a noite toda.

Endereço: 303 Sul, Bloco A, Loja 03
Para reservas: (61) 3323-8082
Horário de funcionamento:
Segunda a Quinta, das 12h às 15h  e das 18h à 0h
Sexta e Sábado,  das 12h às 2h
Domingo, das 12h às 17h

Loca Como Tu Madre

Com programação diária com DJs da cidade, o Loca Como Tu Madre é um bar e restaurante que mescla diversas referências na cozinha. Pra quem gosta de beliscar, o menu tem opções interessantes, como os bolinhos de mandioca recheados de carne de costela desfiada. Os vegetarianos foram lembrados e podem se deliciar entre outras opções com as abobrinhas recheadas com cogumelos shimeji e gratinadas. Recentemente, a chef Renata Carvalho criou seis novos pratos que fazem parte do menu especial de primavera. Vale provar os camarões grelhados, servidos sobre massa bifum, com shimeji e nirá cozidos no caldo de peixe ao perfume de limão-siciliano. O Loca Como Tu Madre tem um cardápio com cervejas especiais e serve sangria de vinho branco e tinto.

Endereço: 306 Sul, Bloco C, Loja 36
Telefone: (61) 3244-5828
Horário de funcionamento:
Segunda a quarta, das 12h às 15h e das 18h à 0h.
Quinta, das 12h às 15h e das 19h à 0h
Sexta, das 12h às 15h e das 19h à 1h
Sábado, das 12h às 15h e das 19h às 2h

Villa Borghese

Desde de 1995 em Brasília e vencedor de dez prêmios da Estrela Guia 4 Rodas, o restaurante Villa Borghese tem um mobiliário clássico, inspirado na cidade de Toscana, na Itália. Nesse cenário, a chef Ana Toscano desfila suas receitas italianas, como a entrada de berinjela, tomate seco, molho de pimenta, grissini e pão italiano. Em porções fartas, as massas têm a preferência da clientela. O Spaghettini alla putanesca é servido com um delicioso molho com tomates, alho, alcaparra, azeitonas e aliche em azeite de oliva que envolvem a massa cozinhada à perfeição, “al dente”. Outro prato muito requisitado na casa é o Filetto Paillard – um filé aberto, servido com tagliatelle em molho cremoso. Imperdível!

Endereço: 201 Sul, Bloco A, Loja 33
Telefone: (61) 3226-5650
Horário de Funcionamento:
Todos os dias, das 12h às 15h e das 19h às 0h

Villa Tevere

Com a decoração que remete à bucólica Toscana, Itália, o Villa Tevere está completando 15 anos de uma cozinha inspirada por diversas regiões da Itália. A chef, Suzana Leste, sempre tem uma novidade agradável para apresentar aos clientes. A mozzarella in carrozza, típica da Campania, poderia ser comparada a um sanduíche recheado de mussarela, já que o queijo é empanado em farinha de pão com ervas. Os pratos que tem no camarão como carro chefe são o diferencial do restaurante, exemplo disso é o Gamberi Carmem Miranda com camarões grandes flambados em whisky ao molho thermidor e queijos suíços e parmesão; gratinados (no abacaxi) e servidos com risoto de abacaxi.

Endereço: 115 Sul, Bloco A, Loja 2
Telefone: (61) 3345-5513
Horário Funcionamento:
Segunda, das 19h30 à à 0h
De terça a quinta, das 12h às 15h e das 19h30 à 0h
Sexta e sábado, das 12h às 15h e das 19h30 à 1h
Domingo das 12h às 17h

Grand Cru

Conhecido pelos seus mais de 1.500 rótulos de vinhos, o Grand Cru inaugurou recentemente seu novo restaurante na 412 sul, Asa Sul. O cliente poderá escolher entre os vinhos produzidos em lugares como Argentina, Chile, Espanha, Itália, França, Portugal, Austrália e Nova Zelândia. Na adega, bebidas das vinícolas como Escorihuela, Pulenta e Humberto Canale. Com novo chef, o espaço serve a melhor comida para acompanhar as centenas de rótulos. Como entrada, lagostins com cogumelos e alho poró. No coquetel volante, mini sanduíches, como os de pão preto com salmão defumado e oeufs royale; pão preto com arenque, ovos de codorna e cebolas roxas; pão preto com camarão, sour cream, cornichon e broto de alfafa e hambúrguer com cebola caramelada e roquefort. Como prato principal, moqueca de robalo ao curry, banana caramelado, farofinha e arroz brando e farfalle com camarões ao creme de grana padano e lichia são boas escolhas.

Endereço: 412 Sul, Bloco B, loja 03
Telefone: (61) 3541-6991
Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta-feira, de 10h às 22h.
Sábado de 10h às 19h.

Rubayat Baby Beef

Com uma linda vista para o Lago Paranoá e um espaço de 4.000 m², o Rubayat Baby Beef recebe seus mais de 300 clientes em um ambiente elegante, sofisticado e aconchegante. A casa é especializada em cortes de carne especiais, como a Picanha Summus, o Baby Beef, o Master Beef e o Kobe Beef. Para os que buscam um sabor diferenciado, a casa oferece o Tropical Kobe Beef. Macia, suculenta e de sabor único, é resultado do cruzamento do gado da raça Brangus com a Wagyu, de origem japonesa. Dessa variedade, são servidos dois cortes: o baby beef e o bife de chorizo. A carta de vinhos é variada para acompanhar cada tipo de corte. Aos sábados, o Rubayat serve feijoada completa. Além de caldo de feijão, mandioca frita, a casa serve vários tipos de batidas e caipirinhas feitas com a cachaça Espírito de Minas.

Endereço: SCES – Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 1, lote 1 A – Asa Sul
Telefone: (61) 3443 5000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sábado, das 12h à 0h30
Domingo somente almoço até 18h

Fred

A casa se autodenomina de cozinha alemã heterogênea. Também pudera, ali, o cliente pode fazer um passeio culinário de ida e volta ao Brasil, atravessando o atlântico, passando pela África e Oriente Médio.  De Einsbein com Chucrute – joelho de porco defumado e assado, servido com conserva de repolho e batatas sautés -, Paleta de cordeiro assada, servida com molho roti de alecrim e geleia de menta, ao clássico da casa: O Picadinho à Brasileira – com feito no próprio molho da carne, cebolas, tomates, flambado no conhaque e cogumelos. Acompanha farofa, ovo pochê, banana à milanesa e arroz branco. Se você é um recém chegado à cidade, precisa conhecer a casa. Se você mora em Brasília e nunca foi ao Fred, é o mesmo que ir ao Vaticano e não ver papa, ir a Paris e não visitar o Louvre, ir ao Rio de janeiro e não ir à praia…

Endereço:405 Sul, Bloco B, Loja 10
Telefone: (61) 3443-1450
Horário de funcionamento:
De terça a sábado, das 12h às 15h e das 19h às 23h30
Domingo, segundas e feriados, das 12h às 15h

Toro

A casa não se limita a ser um espaço especializado em cortes argentinos, uruguaios ou brasileiros, com seus acompanhamentos característicos. O Gaúcho Fabio Gregol prefere dizer que seu restaurante serve comida dos pampas. Das grelhas aquecidas pelo calor da brasa do carvão do Toro saem suculentas carnes de cortes especiais. Não deixe de provar o Prime Rib Punta del Este, corte de contrafilé com osso de costela. Como entrada, as saladas e as empanadas são mais que bem vindas. De sobremesa, não deixe de provar as panqueca recheadas com doce de leite. Para os pequenos, a casa tem o Menu Gurizada, com grelhados e massas leves, e um parquinho onde eles podem se divertir.

Endereço: 104 Sul, Bloco C, loja 29
Telefone: (61) 3225-0494
Horário de funcionamento:
De segunda a quinta, das 12h às 15h e 19h às 23h
Sexta e sábado, das 11h30 às 16h e 18h30 à 0h
Domingo, das 12h00 às 18h

Bsb Grill

A casa, que tem tema automobilístico, uma varanda agradável e um salão confortável para receber seus clientes, tem alguns dos melhores cortes de carne de Brasília. Mas antes de falar das carnes e do arroz birô-biro, das saladas e das caipirinhas, o BSB Grill tem as melhores e mais desejadas esfias de massa folhada da cidade. A casa serve mais de mil unidades por semana. É impossível visitar o BSB Grill e não provar pelo menos uma. Feito isso, podemos passar às carnes. Macias, suculentas e assadas à perfeição na grelha, têm cortes dos mais variados. O bife de tira de 500g tem o tamanho ideal para duas pessoas. Os acompanhamentos são pedidos em separado. Vale destacar, além do arroz birô-biro, a farta salada verde, a farofa e o arroz com lentilha. Não deixe de provar os kits árabes – com quibe cru, chancliche, babaganuche, homus, coalhada seca – e o quibe assado na brasa com Snauber, especialidade da casa.

Endereço: 413 Sul, Bloco D, loja 36
Telefone: (61)3346-0036
Horário de Funcionamento:
Terça a sábado, das 12h à 0h
Domingo, das 12h às 17h

A Via e a Asa Sul

É por causa dessa diversidade de culturas e estilos que se reflete nos restaurantes da Asa Sul, que a Via lança novos empreendimentos em um dos bairros mais charmosos e completos de Brasília.  Um dos mais recentes é o Via Cap Ferrat, na 312 Sul. Sofisticado e elegante, o empreendimento traz apartamentos de quatro quartos que vão de 193m² a 437m². No início deste ano, a Via entregou aos proprietários o Via Ômega. Localizado na 404 Sul, o empreendimento já é um ícone da arquitetura de Brasília, com seus painéis de azulejos criados por Alexandre Mancini, da Fundação Athos Bulcão Saiba mais, clique aqui.

Faça um comentário sobre esta notícia