destaque-ombrelone-Foto-18

Sombra e água fresca

Práticos, bonitos e úteis, os ombrelones dão charme em áreas externas

Nos novos empreendimentos VIA, as áreas de lazer são acompanhadas de confortáveis espaços ao ar livre, onde os moradores podem se divertir, jogar bola, nadar ou simplesmente exercer o dolce far niente. Recentemente, a VIA lançou empreendimentos que convidam os futuros moradores a viver mais do lado de fora, aproveitando o sol, a brisa, as manhãs ensolaradas ou as tardes preguiçosas. Alguns, como o Via Solare – em Samambaia -, o Enseada Home Club – em Águas Claras – são condomínios com áreas de lazer coletivas que são verdadeiros clubes. Outros como, o Via Côte DAzur e o Via Luxor – no Noroeste – trazem coberturas com terraços e piscina onde o proprietário poderá aproveitar das delícias de viver ao ar livre com conforto e privacidade. E como sabemos, sol é bom, mas insolação não. Para evitar esse tipo de incômodo, os ombrelones são grandes aliados. Práticos, bonitos e úteis, eles dão sombra e charme aos ambientes.

Quadrados ou redondos, pequenos ou grandes ou em formatos que se adaptam aos espaços onde serão instalados, tudo vai depender da necessidade dos moradores. Para ajudar você a escolher o melhor ombrelone para a sua casa ou condomínio, o Estilo VIA fez um guia informando como e onde usar e como fazer a manutenção para que eles durem por muito tempo.

Como usar

Os ombrelones são estruturas muito leves e tem uma cobertura que forma um arco. Um vento muito forte pode carrega-los para longe. Os ombrelones já vêm com uma base própria para mantê-los firmes, mas em alguns casos, um reforço é bem-vindo, principalmente se você mora em locais onde venta muito.  Então, é importante fixa-los bem ao piso. Para aumentar a durabilidade, só deixe aberto nos momentos que for usar e não o guarde se estiver molhado.

Onde usar

Eles podem ficar em qualquer parte da casa ou do condomínio, desde que seja uma área externa como, jardins, à beira de piscinas, terraços e até mesmo em varandas. Cada um ao seu estilo.  Feitos para o dia, os ombrelones podem dar mais aconchego também à noite. Para isso, alguns modelos já vem com adaptação para luminárias. Mas se o seu não vier equipado de fábrica, use aquelas luzes de Natal – que agora também vêm em LED – que ficam o ano todo guardadas em uma caixa no depósito e passe-as pelas hastes do ombrelone. Use sua imaginação e divirta-se.

Tecidos, acabamentos e afins

O mercado tem uma infinidade de possibilidades que tornam os obrelones muito mais que guarda-sóis. Os tecidos usados nas cúpulas tem alta tecnologia embutida em suas fibras. Há marcas que trazem a proteção contra os raios UVA e UVB, que causam o envelhecimento da pele. Outros têm proteção anti-mofo, não acumulam água e ainda retém até 75% do calor sem irradiar para os que estão sob sua cúpula.

As armações que compõem o ombrelone podem ser feitas de inúmeras matérias. O importante é que sejam resistentes ao calor, à chuva e às intempéries. Muitos fabricantes estão trabalhando com aço inoxidável, alumínio e madeira certificada. Para abrir e fechar, os modelos oferecem todo tipo de mecanismo, desde o manual com trava até os de manivela, mais sofisticados.

A cor do tecido da cobertura é um item à parte. Como estamos falando de espaço, jardins, piscinas, terraços, o melhor é buscar cores que harmonizem com o local e com a sua personalidade. Mas uma dica pode ajudar: muita cor no ambiente, ombrelone com tecido mais discreto.  Se o espaço é mais sóbrio, cores mais fortes como o bordô, o marrom, o verde e, até mesmo o preto, dão um ar de sofisticação a mais.

Manutenção

Para garantir a durabilidade do seu ombrelone, é importante tomar alguns cuidados básicos: Nunca é demais lembrar que a principal função do ombrelone é proteger do sol. Portanto, em dias de chuva ou de ventos fortes, mantenha-o fechado. Apesar de a maioria ser feita com material reforçado, dependendo da força dos ventos, a armação que mantém a lona pode ficar retorcida. Afinal, a natureza é sempre imprevisível.

A limpeza das capas vai depender do material utilizado na cúpula. Algumas são em PVC, outras em lona plástica ou em algodão. Via de regra, deve-se lavar as capas com sabão ou detergente neutro e nunca utilizar produtos abrasivos ou à base de solventes químicos. Na hora de trocar a capa, não é difícil encontrar outras para substituir. Em lojas de lonas, toldos, tecidos e inclusive onde você comprou o seu ombrelone, certamente haverá outras boas opções.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os ombrelones, veja quais são os modelos disponíveis no mercado e como você pode usá-los em sua casa. Veja também, as propostas dos arquitetos para os espaços de lazer dos empreendimentos VIA.

 

O rei sol e seus benefícios

O sol é fonte de energia e o corpo agradece produzindo a sempre necessária Vitamina D. Sabe para que serve? Para ajudar você a viver mais, melhor. Sim, a Vitamina D está associada à melhoria na imunidade, à absorção de cálcio pelo organismo e até mesmo ao emagrecimento, por ajudar o sistema digestivo a se sentir mais saciado e, assim, você acaba comendo menos. Para alcançar esses benefícios, você precisa se expor ao sol por pelo menos 40 minutos. Por recomendação dos médicos, os melhores horários são pela manhã até as 10h e à tarde, depois das 16h.

Faça um comentário sobre esta notícia