o-que-e-coaching

Sonhar, planejar e realizar

O processo de coaching pode ajudar você a conquistar a tão sonhada casa própria.

Já imaginou morar num apartamento no primeiro bairro privativo de Brasília formado por um paraíso residencial como, o Península Lazer & Urbanismo? Ou quem sabe numa cobertura duplex individual de nada menos que 341m², no Setor Noroeste, vizinho do novo parque Burle Marx, como o Via Maxime? Pode até parecer difícil, mas todos podem conquistar a tão sonhada casa própria. Nós estamos sempre planejando e estabelecendo metas como, perder peso, parar de fumar, começar a malhar, mudar de emprego e por aí vai. Mas na hora de colocar tudo isso em prática, surgem os percalços: Ou é uma conta inesperada ou um gasto impensado. Tudo parece conspirar contra os seus objetivos. É aí que muitos desistem ou simplesmente adiam o sonho. Se você é desses que tem dificuldades em traçar metas para comprar um imóvel próprio, saiba que existe uma luz no fim do túnel: É o processo de coaching, que promete colocar as coisas no eixo. Mas você vai ter que fazer a sua parte.

O processo de coaching é até simples. Consiste em estabelecer um compromisso com o que você deseja e para chegar lá, você será conduzido por um profissional capaz de ajudar a definir as estratégias para alcançar seus objetivos. Durante o processo são desenvolvidas as competências comportamentais, psicológicas e emocionais direcionadas à conquista. Pode ser comparado à aliança de sucesso entre um treinador desportivo (o coach) e seus atletas (os coachees). A metodologia é baseada em três fundamentos: Observação, ação e resultado. Um exemplo prático: não adianta querer quitar suas dívidas e continuar adquirindo coisas desnecessárias. Assim como não adianta querer emagrecer e por outro lado continuar comendo de tudo e não praticar exercícios físicos. Toda ação tem um resultado.

Para reverter o quadro e apontar para a direção correta, o coach oferece interpretações que abrem possibilidades, desafia respeitosamente seus modelos mentais, seus julgamentos e suas observações para construir novas interpretações, que permitam a descoberta de novas ações e possibilidades.

O papel do coach é encorajar, apoiar, motivar e acompanhar a ação de seu coachee, incentivando-o no crescimento por meio de técnicas que melhorem a sua performance pessoal e profissional. Juliana Matos é assessora comercial e atua como coach há 4 anos na Homero Reis Consultores. Ela diz que adquirir uma casa própria é mais do que adquirir “uma casa própria”, é um projeto do presente para garantir a segurança e a tranquilidade no futuro. “O que acontece em geral é que as pessoas se endividam e acabam sofrendo com essa situação, esquecendo-se do por que escolheram esse caminho. O processo de coaching ajuda a ter clareza nos objetivos traçados para dar significado a essa escolha, bem como a lembrar e a sustentar essa decisão, com disciplina, determinação e qualidade de vida”, afirma.

Há 15 anos, incentivando pessoas a realizar sonhos, a coach e diretora técnica Margarita Moraes, ressalta que o coaching é procurado por diversos motivos e não há contra indicações para participar do processo: “Já atendemos um jovem atleta de 13 anos e até pessoas em fase de pós-carreira. O essencial é um desejo de mudar de atitude e arregaçar as mangas para construir um novo futuro”. Quanto ao tempo de acompanhamento, a coach salienta que tudo vai depender da necessidade do coachee: “A duração de um relacionamento de coaching varia dependendo das necessidades e preferências da pessoa. Tudo vai depender do desenvolvimento do projeto ao longo do tempo. Num processo de 10 encontros semanais, geralmente, a pessoa consegue definir e ver resultados concretos em sua vida”.

As consultoras explicam que existem vários tipos de processo coaching. Tem o coaching individual, o familiar, para aposentados, para executivos e até para mães profissionais. Procure um especialista e defina o seu tipo de coaching. Para mais informações, indicamos os links abaixo:

www.homeroreis.com | http://www.marketcoaching.com.br/ | http://www.ibccoaching.com.br/

Entenda o processo:

– Você estabelece quem será seu coach (treinador).

– Você e seu coach vão definir estratégias para alcançar seu objetivo.

– Você vai pôr em prática as orientações estabelecidas pelo coach, respeitando seus limites, de acordo com o que ambos concordaram.

– O coach vai acompanha-lo, incentivá-lo e dar todo o suporte necessário para que você consiga alcançar o seu objetivo.

– Ao longo do trajeto, caso haja alguma mudança no projeto, o coach apresentará novas estratégias.

– Por fim, o sucesso, a compra do imóvel!

Faça um comentário sobre esta notícia