ADC_ipad_tilted_arming_HR

Sua casa por controle-remoto

Foi-se o tempo em que o controle-remoto era usado apenas para trocar o canal da TV ou brincar de carrinho. A moda agora é controlar a casa à distância. Essa realidade já faz parte da vida diária de muitos brasileiros. Por meio de um tablet ou um smartphone, é possível realizar ações como armar e desarmar o alarme, destrancar portas, acender luzes, saber se os funcionários chegaram no horário, se os filhos voltaram bem da escola, se a porta da despensa foi aberta e até mesmo se a babá está cuidando bem do bebê.

A tecnologia de automação residencial está cada dia mais presente na vida das pessoas e se tornou indispensável para quem já possui.  Nos Estados Unidos, mais de 1,4 milhão de norte-americanos monitoram suas casas à distância. Os brasileiros, em busca de conforto e segurança, também querem essa inovação. Com maior poder econômico das famílias e a ampla disseminação de smartphones, a procura por este tipo de serviço tem sido cada vez maior.

A Argus Control, empresa especializada em automação de edifícios e residências, instalou-se há um ano na capital federal.  O diretor executivo, Bruno Ayres, afirma que nesse período, o número de clientes aumentou cerca de 35%. Ele explica que além de dar maior segurança, a automação residencial serve também para facilitar o dia a dia do morador. “Uma das maiores vantagens de ter um sistema como o nosso é poder ter controle e informações de sua casa, mesmo à distância. Por exemplo, poder programar seu ar condicionado ou ligá-lo antes de chegar em casa, acender luzes da casa quando estiver viajando ou abrir portas remotamente para diaristas ou prestadores de serviço, acompanhando a atuação dos mesmos pelas câmeras que enviam imagens para seu celular”.

Segundo Bruno, os equipamentos não têm fios e a instalação não requer nenhum tipo de obra. Ou seja, pode ser instalado em qualquer lugar, tanto em casa, como em apartamentos, lojas ou escritórios. “É uma solução inovadora nos Estados Unidos e Canadá. Isso evita o transtorno do quebra-quebra”, concluiu.

O kit de segurança fornecido pela empresa é composto por um painel de alarme, cinco sensores de porta e janelas com baterias que duram até 10 anos e um sensor de movimento. Entre os serviços fornecidos, há uma central 24h, que poderá enviar um carro de monitoramento e acionar a polícia se necessário; acesso a  residência ou comércio via Internet, tablets ou smartphones, alertas de texto (SMS) ou e-mail sobre eventos ocorridos no local monitorado; acesso a vídeos ao vivo e gravações; além do controle de luz, fechaduras e ar-condicionado.

Acompanhando esta tendência de mercado, em Brasília, os mais recentes empreendimentos Via de alto padrão como Via LuxorVia Maxime e Via Cap Ferrat já vêm com a tubulação pronta para a instalação de câmeras nas salas, quartos sociais, cozinha e área de serviço pelo proprietário. Além disso, os empreendimentos possuem sistema de circuito fechado de TV (CFTV), cobrindo os acessos principais. No Via Soho, residencial de 1 quarto no Setor Noroeste, o controle de acesso às unidades é feito por leitura biométrica, o que garante ainda mais segurança aos moradores. Acesse o site http://www.viaempreendimentos.com.br e confira a tecnologia embarcada nos projetos da VIA.

Faça um comentário sobre esta notícia