goum-Varanda-6

Varandas gourmet são convite à boa mesa

Se você é do tipo que gosta de reunir a turma em torno da mesa para comemorar seu aniversário, da sua mulher, da sogra ou, simplesmente, para celebrar a vida ao ar livre, esta informação é do seu interesse. As varandas gourmets criadas por arquitetos e designers de interiores têm criado confortáveis, charmosos e funcionais ambientes para os moradores relaxarem depois do trabalho e nos fins de semana.

Como a ideia do ambiente é promover o convívio entre as pessoas e ter um espaço para desfrutar de bons momentos de lazer, a decoração deve valorizar a integração de ambientes e, ao mesmo tempo, ser uma área de lazer separada do resto da casa. O espaço pode estar ligado à cozinha para facilitar o trânsito com utensílios como pratos, copos, panelas e alimentos que serão preparados. Ter uma churrasqueira é sempre de bom tom. Aliado a móveis confortáveis e convidativos, acessórios práticos e coloridos e boas doses de imaginação e personalidade, não tem como errar na decoração.

O Estilo Via separou dez ideias para você se inspirar e montar a sua varanda gourmet:

Varanda 1

Os elementos escolhidos para compor o ambiente criaram um espaço rústico e moderno na varanda desta casa. O padrão do piso de ladrilho continua na bancada onde foram instaladas a churrasqueira a gás, a coifa e o minibar. Repare que o acabamento em inox dá o toque de modernidade que o espaço pede. A mesa e os bancos típicos de piquenique no parque completam a decoração. Detalhe do ventilador no teto que ajuda a refrescar os convidados nos dias mais quentes.

Varanda 2

Além da bela vista para a cidade, churrasqueira e TV, a varanda é espaço próprio para jantares românticos, fondues e coquetéis. Para quebrar o tom frio da pedra aplicada no piso, na parede e na bancada da pia, o arquiteto utilizou madeira nas prateleiras, na mesa e nos vasos de plantas. A pedra utilizada no revestimento da parede é a canjiquinha. As lâminas são aparas de pedras e por isso têm tons diferentes e comprimentos também.

Varanda 3

Para tornar a varanda gourmet deste apartamento mais pessoal e aconchegante, o proprietário reuniu em um único espaço vários elementos que dão calor à decoração. A bancada de trabalho vermelha, onde estão a churrasqueira, o cooktop, a pia e o lavatório, ganhou destaque no decor. O espaço vazado abaixo dela serve para guardar os materiais para o churrasco, vinhos e uma horta. Para ter tudo à mão, porta-utensílios foram fixados à parede. A cor está presente ainda nos banquinhos que servem tanto para sentar como para pousar copos e pratos, nas almofadas e até mesmo nas lixeiras – uma para produtos recicláveis e outra para lixo orgânico.

Varanda 4

Nesse ambiente, o proprietário optou por fechar a varanda e fazer uma varanda gourmet simples e sofisticada com madeira e granito em um tom mais escuro. O frigobar e as cadeiras da mesa têm inspiração nos anos 50 e dão um ar retrô ao decor.  Nesta varanda gourmet, estrategicamente instalado em frente à mesa de jantar, o dono pode cozinhar no cooktop instalado na bancada de granito enquanto conversa com seus convidados. Detalhe interessante é o balcão de apoio da churrasqueira que também serve de bar.

Varanda 5

Se o seu espaço for menor, a sugestão é manter o local arejado e usar um tom único nos móveis e nos acabamentos. A mesa para quatro pessoas é servida por quatro banquetas de madeira clara. Ao lado, o sofá no mesmo tom da madeira utilizada no armário da bancada de apoio à churrasqueira, que nesta varanda fica embutida na parede. As plantas que fazem parte da decoração dão o toque final.

Varanda 6

Para quem tem um espaço amplo e busca dicas bacanas para transformar sua varanda em espaço de convivência gastronômica sem ficar com cara de cozinha, aí vai uma dica útil: use móveis feitos com fibras naturais. Nesta varanda, os sofás e as mesas podem ficar ao ar livre sem problemas com chuva ou sol e ainda parecem ser uma extensão da sala de estar. Ao fundo, a parede recebe a churrasqueira e a bancada de apoio, onde estão a pia e o minibar. Vasos com buxinhos completam o decor.

Varanda 7

Esta dica é pra quem mora em coberturas e quer fazer uma varanda gourmet especial. Com bastante espaço disponível e muitas áreas de insolação, o pergolado da área gourmet recebeu ripas de cumaru, instaladas bem próximas umas das outras, criando áreas de sombra.  Os ladrilhos hidráulicos na parede da área da churrasqueira foram desenhados especialmente para esse ambiente e integram visualmente todo o espaço com as áreas ajardinadas. Contrastam com o peso da madeira, as cadeiras Bertoia em ferro cromado, dando leveza ao ambiente.

Varanda 8

Para quem sente falta da fazenda e da vida ao ar livre, nada melhor que trazer para a decoração os elementos que compõem a vida no campo. Na varanda deste apartamento, que poderia estar localizado em qualquer grande cidade do país, o decor gira em torno da madeira de demolição. Ela recobre as paredes e a bancada da churrasqueira. O material está presente também na mesa de jantar, que é um pouco mais alta que o normal e é servida por banquetas em madeira e ferro cromado.

Varanda 9

Misto de bar, cozinha e churrasqueira, esta varanda segue a linha do simples e elegante. Cores neutras, madeira na medida certa e móveis em fibra natural criam um ambiente próprio para receber os amigos para momentos de descontração. Na área reservada ao chef da casa, as bancadas em pedra servem de apoio e preparo dos pratos. Já a bancada de madeira e pés de ferro cromado serve como mesa de jantar e bar. Em caso de uma balada privé, a bancada pode ser deslocada para o canto da varanda e receber copos e garrafas.

Varanda 10

Esta varanda foi feita no estilo cozinha americana, uma bancada larga e baixa, que pode ser utilizada dos dois lados, além de deixar o ambiente maior e facilitar a movimentação dos convidados que podem tanto ficar na área aberta como na sala de estar. Repare que o deck do piso da varanda está em linha com a mesa e o banco de madeira ripada. O tom diferente das madeiras cria um jogo de volumetria interessante e divertido.

Os empreendimentos Via EnseadaPenínsula Lazer e Urbanismo e Via Jardins dos Ipês já vêm com preparação para você instalar a sua varanda gourmet. No Via Enseada e no Península Lazer e Urbanismo, ambos em Brasília, a varanda tem  preparação para bancada com pia e um ponto de eletricidade para colocação de churrasqueira elétrica. O Via Jardins dos Ipês, em São Paulo, possui também varanda com preparação para bancada com pia e um ponto de eletricidade para colocação de churrasqueira elétrica.

Faça um comentário sobre esta notícia